Procurar
  • Contacte-nos: +238 9138758

Ortóptica

Exame de Ortóptica

O Teste Ortóptico é um exame realizado por um oftalmologista ou por um ortoptista, com a capacidade de identificar se o alinhamento de ambos os olhos está correto. Esse alinhamento é naturalmente mantido pelos músculos extrínsecos dos olhos.

O principal objetivo do tratamento é reabilitar as perturbações da visão binocular, que resultam do desequilíbrio no alinhamento dos olhos, como é o caso do estrabismo (desvio dos olhos), insuficiência de convergência (dificuldade em convergir os olhos para focar objetos próximos) e ambliopia (baixa acuidade visual em um ou ambos os olhos).

Muitas vezes, as pessoas associam sintomas como visão turva, dor de cabeça, enjoo, tontura, letras que se misturam e cansaço ao ler com a necessidade de usar óculos, mas essa nem sempre é a causa.
Esses problemas podem estar relacionados com a coordenação muscular dos olhos e com a dificuldade de ambos os olhos trabalharem em conjunto de forma adequada.

Quando o teste ortóptico deve ser realizado ?

Os exames ortópticos devem ser realizados sempre que houver suspeita de problemas de visão ou quando forem identificados sintomas como desvio dos olhos, dificuldade em focar objetos próximos, ou baixa acuidade visual em um ou ambos os olhos.

Estes exames são particularmente importantes em crianças, já que muitas vezes são utilizados para detetar e tratar precocemente problemas como o estrabismo ou a ambliopia. Além disso, podem ser realizados em adultos sempre que surjam sintomas ou sejam identificadas alterações na visão que justifiquem a sua realização.

Em caso de dúvida ou preocupação em relação à visão, é aconselhável procurar um oftalmologista que possa avaliar a necessidade de realizar exames ortópticos.