Procurar
  • Avª Amilcar Cabral n.52,1º Plateau,Praia-Cabo Verde
  • Contacte-nos: +238 9138758

Lentes de Contacto: Quais os Riscos e Cuidados a Ter

imagem de lentes de contacto

As lentes de contacto surgiram para socorrer aqueles que sofriam com o desconforto de ter de usar óculos todos os dias, a toda a hora. Pela sua praticidade e facilidade de adaptação, as lentes são, muitas vezes, a escolha número um quando se quer continuar a ver bem numa ida à praia ou à piscina.

Também por uma questão de conforto (e, às vezes, esquecimento), há quem tome banho com lentes – algo mais difícil de fazer com óculos. Mas até que ponto é seguro fazê-lo? Há perigos para a saúde ocular em ir à praia, à piscina, ou até em tomar banho com lentes? Quais as precauções a tomar?


Existem riscos para os olhos em tomar banho com lentes de contacto?

Neste momento, a grande maioria das lentes que utilizamos são lentes hidrófilas, comumente conhecidas como lentes gelatinosas

A tecnologia atual permite que estas lentes sejam quase um complemento do olho, no sentido em que não se sentem e têm uma adaptação relativamente fácil (exceção feita para algumas situações específicas de doença patológica).

Se a pessoa quiser ir à praia ou à piscina, não há problema em dar um mergulho de olhos fechados. Além disso, também não é preciso tirar as lentes para tomar banho.

Não há propriamente um risco exagerado, nem de infeção, nem de inflamação em ir à água com as lentes de contacto postas, desde que não se mergulhe ou nade de olhos abertos. 
Apesar de não haver um perigo excessivo, é relevante referir que está documentado na evidência científica que podem existir alguns riscos.

Quais os cuidados a ter com as lentes na praia, na piscina e no banho?

Na perspetiva geral, os cuidados básicos com as lentes de contacto incluem práticas relacionadas à higiene das mãos, à limpeza e conservação das lentes, bem como ao respeito pelos prazos de validade.

É recomendado colocar a maioria das lentes de contacto de manhã e retirá-las à noite, ou assim que possível. A substituição diária do líquido de conservação e desinfeção das lentes é essencial.

As mãos devem ser lavadas antes de mexer nas lentes, e é desaconselhado o uso de água corrente, água da torneira ou água mineral para a conservação, devido ao risco ampliado de infeções. Em situações como mergulho, é importante utilizar óculos de proteção para evitar possíveis riscos à saúde.

Ter sempre um estojo com líquido de conservação pode ser útil em situações desconfortáveis, como a presença de grãos de areia nos olhos, exigindo a remoção e lavagem das lentes antes de recolocá-las, desde que se tomem os devidos cuidados.

Fonte: ViralSapo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*